Comentário!!!!!!!!!!1

Comentário!!!!!!!!!!1

sexta-feira, 10 de abril de 2015

BARBIE EM CRISE!!!!!!!!!!!!!! BONECA "ELSA" do filme FROZEN bate as venda da BARBIE em 2014.

BONECA  "ELSA" do filme FROZEN bate as venda da BARBIE em 2014.

A ISTOÉ publicou esta reportagem falando sobre a crise que a Matell tem passado com os produtos da BARBIE, segundo a reportagem as crianças tem preferido produtos eletrônicos e digitais como brinquedos e presentes e afetou muito as vendas no ano passado de forma extrema. A  LEGO  disparou nas vendas e a Barbie luta para se manter na posição que sempre preencheu nas prateleiras de todo o mundo.

Barbie a Super-Heroína é a grande jogada da Matell para passar essa crise.

Será que vai funcionar? 


Reportagem e publicação ISTOÉ.

Será o fim da Barbie?

Concorrentes mais modernas e o aumento do interesse das crianças por produtos eletrônicos afetam as vendas da boneca que se tornou um símbolo universal

Luisa Purchio (luisapurchio@istoe.com.br)
ABRE.jpg
INOVADORA
A Barbie foi a primeira boneca com feições de mulher 
adulta e o primeiro brinquedo a fazer sucesso mundial





A boneca Barbie sempre foi muito mais do que um brinquedo. Desde o seu lançamento, em 1959, ela coleciona uma série de marcos. Foi a primeira produzida em massa com feições de mulher adulta, o que escandalizou a sociedade conservadora da época. Na década de 60, em plena explosão do movimentou feminista, começou a ser vendida em diversas versões, como médica, executiva e até candidata à Presidência dos Estados Unidos. Assim, ajudou a forjar uma geração de meninas que, mais tarde, conquistariam espaço no mercado de trabalho. Depois, foi acusada de moldar um padrão de beleza (cabelos longos e loiros, seios grandes, cintura fina) que frustraria as expectativas das garotas. Do ponto de vista econômico, pode ser atribuída a ela a descoberta do mercado global de brinquedos, com a conquista de um público fiel em praticamente todos os países do mundo. Mais de 50 anos depois e com um saldo de quase um bilhão de bonecas vendidas desde então, a Barbie enfrenta a maior crise de sua história. Na semana passada, Bryan Stockton, o presidente da Mattel, a empresa que produz as bonecas, foi demitido graças ao pior resultado financeiro em muitos anos. As vendas da Barbie caíram 21% no quarto trimestre de 2014 e contribuíram para que a Mattel tivesse um lucro líquido 60% menor no ano passado. Será o começo do fim do brinquedo mais amado de todos os tempos?
As dificuldades da Barbie começaram em 2001, quando outros produtos passaram a disputar a atenção das crianças. Naquele ano, a americana MGA lançou as bonecas Bratz, que tinham um visual mais descolado. Anos mais tarde a MGA voltou a ciscar no terreno da Mattel, quando apresentou as Moxie Girls. “O aumento da concorrência mudou o mercado de bonecas”, disse à ISTOÉ Chris Byrne, diretor de conteúdo para o TTPM, site americano especializado em análise do consumo de brinquedos. “Há uma necessidade constante de definir novos produtos para as crianças de 4 a 6 anos”, diz ele. Agora a maior ameaça é a princesa com superpoderes Elsa e sua irmã Anna, do filme “Frozen: uma Aventura Congelante”. O Natal de 2014 representou uma mudança história. Foi a primeira vez que a Barbie perdeu o posto de boneca mais vendida no período de festas. A ironia é que a licença de comercialização das bonecas do desenho “Frozen” pertence à própria Mattel. Além de prejudicar as vendas da Barbie, o sucesso de Elsa e Anna provou ser pouco rentável para a Mattel, que desembolsa royalties pesados para a Disney.
Para especialistas, o futuro da Barbie é nebuloso. “As crianças brincaram com a Barbie durante uma geração inteira e agora não querem mais”, afirmou à ISTOÉ Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira das Fabricantes de Brinquedos. Batista, que na semana passada visitava a Spielwarenmesse, feira do setor que acontece em Nuremberg, na Alemanha, diz que por aqui a situação também é grave. “A empresa perde dinheiro no Brasil há mais de dez anos, principalmente por causa da sua não alteração de rota”, diz ele. Procurada pela reportagem, a Mattel não quis se pronunciar.
BARBIE-01-IE.jpg
CRISE 
O presidente da Mattel Bryan Stockton caiu depois do anúncio 
do balanço financeiro: agora o Lego é o brinquedo mais vendido do mundo

Outro empecilho para o sucesso do mercado de brinquedos é o aumento do interesse das crianças por eletrônicos. Dados da consultoria GFK Brasil mostram que a venda de brinquedos no País caiu 1,3% entre janeiro e novembro de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a de videogames avançou 13%. Tablets e smartphones, cada vez mais rotineiros na vida das crianças, também significam um perigo para o universo dos brinquedos.
A Mattel vem investindo em novas frentes na tentativa de reparar os danos. Lançou filmes inspirados na boneca e curtas disponíveis na internet, como a série “Barbie: Life in the Dreamhouse”, exibida até hoje. As ações, no entanto, se revelaram insuficientes. No ano passado, a Mattel perdeu para a Lego o posto de maior empresa de brinquedos do mundo. O mérito da Lego é justamente a capacidade de conciliar brinquedos sólidos com plataformas digitais. Agora a aposta da Mattel é a Barbie super-heroína, que contará com um filme de animação a ser lançado ainda em 2015. Será que a loira cinquentona vai resistir?

arte.jpg



CRÉDITOS REDAÇÃO E PUBLICAÇÃO ISTOÉ INDEPENDENTE

Um comentário:

  1. Triste saber que a barbie foi passada para escanteio no ano passado por que ela é o chodo de todas As meninas do mundo todo.....mas também pelo outro lado a boneca Elsa e lina é o filme frozen está bem no topo dos filmes mais vistos porque é um filme que Ainda não tinha produzido nada igual.......ttomara que a barbie consiga subir para o topo das mais vendidas de novo.e tomara que a barbie super-heroina banda bem e tire a barbie da crise. ......

    ResponderExcluir